domingo, 16 de agosto de 2015

14ª Oficina de Educação Musical com Uirá Kuhlmann


    Aproveitando julho que é período de férias, o Conservatório Contraponto de Ribeirão Preto promoveu a 14ª Oficina de Educação Musical, que contou com a presença de Uirá  Kuhlmann.
       Os cursos da Oficina aconteceram no dia 30 de julho na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP em Ribeirão Preto. No período da manhã, aconteceu a Oficina de “Dinâmicas Musicais com Objetos da Infância”. Nesta Oficina, o interessante foi como a utilização de elementos como bolas, bambolês e copos pode oferecer outro significado a educação musical, aumentado as possibilidades de trabalhar um tema e interligando-o com outros temas a trabalhar na sala de aula. O que achei mais interessante nessa Oficina foi as dinâmicas realizadas com bolinhas, algo que toda criança adora e possibilita trabalhar diversas áreas do conhecimento musical como ritmo, escala de notas, compasso e, ainda aliar com projetos da sala de aula, como socialização, lateralidade, tempo e espaço.
     No período da tarde realizou-se a Oficina de “Introdução aos Boomwhackers”. Boomwhackers são os tubos afinados, que estão ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil. Nessa oficina, Uirá conduziu como utilizar os Boomwhackers, explicou a tessitura e também o porquê de cada tubo de uma nota ser de uma cor e algumas formas de tocar os boomwhackers arremessando-os para os colegas. Foi um curso introdutório, todos ficaram com vontade de se aprofundar mais, pois é muito interessante esse recurso de fazer música com os tubos. Pretendo no ano que vem ir a São Paulo fazer outro curso com ele, tanto o das Dinâmicas com objetos da infância quanto dos Boomwhackers, mais aprofundado nessas duas temáticas, pois embora tenham sido muito boas as oficinas, devido ao tempo, não foi possível aprofundar muito em cada elemento abordado.


Algumas fotos da Oficina (clique para ampliar):

 



                         

                            

Um forte abraço e boas aulas!

Prof.ª Natalia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!