quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pulsação: Os Relógios


Clavas de Rumba ou Claves de Rumba 

Se tem algo que é difícil explicar para os pequenos é a pulsação. Eles até entendem o que é a pulsação, mas na hora de vivenciá-la, é aquela confusão! Existem muitas atividades para realizar essa prática, mas, já parou para pensar se ela está realmente fazendo sentido para o educando? A atividade a seguir tem o objetivo de tratar da pulsação e vivenciar o seu conceito de forma lúdica, mas que faça o educando assimilar o que é a pulsação.

Você irá precisar apenas dos seguintes materiais:

Aparelho de som
CD “Arca de Noé – volume 01” (faixa 12)
Um relógio grande
Clavas
Procedimento: Explore tudo sobre o funcionamento do relógio. Mostre-o as crianças, e enfatize para o ‘tic-tac’, mostrando que o mesmo acontece sempre da mesma forma. Após isso, faça com que as crianças imitem o tic tac do relógio com as clavas (na ausência de clavas, pode fazer com palmas ou pés). Após isso, definir o que é a pulsação e discutir com os alunos outros exemplos (como coração, marcha de uma tropa de soldados, torneira pingando, corda batendo no chão para brincar de pular corda).
Feito isso, colocar a música “O Relógio” do Cd Arca de Noé, e marcar a pulsação da música junto com os alunos (com as clavas ou palmas). Realizada esta etapa, execute a música sem o cd e conclua registrando a atividade com a pintura de relógios na folha com a letra da canção (segue anexa). Espero que essa atividade ajude você em suas aulas e que seus alunos aprendam bastante J
Prof.ª Natalia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!