Clavas de Rumba ou Claves de Rumba |
Se tem algo que é difícil explicar para os pequenos é a pulsação. Eles até entendem o que é a pulsação, mas na hora de vivenciá-la, é aquela confusão! Existem muitas atividades para realizar essa prática, mas, já parou para pensar se ela está realmente fazendo sentido para o educando? A atividade a seguir tem o objetivo de tratar da pulsação e vivenciar o seu conceito de forma lúdica, mas que faça o educando assimilar o que é a pulsação.
Você irá precisar apenas dos seguintes materiais:
Aparelho de som
CD “Arca de Noé – volume 01” (faixa 12)
Um relógio grande
Clavas
Procedimento: Explore tudo sobre o
funcionamento do relógio. Mostre-o as crianças, e enfatize para o ‘tic-tac’,
mostrando que o mesmo acontece sempre da mesma forma. Após isso, faça com que
as crianças imitem o tic tac do relógio com as clavas (na ausência de clavas,
pode fazer com palmas ou pés). Após isso, definir o que é a pulsação e discutir
com os alunos outros exemplos (como coração, marcha de uma tropa de soldados,
torneira pingando, corda batendo no chão para brincar de pular corda).
Feito isso, colocar a música “O
Relógio” do Cd Arca de Noé, e marcar a pulsação da música junto com os alunos
(com as clavas ou palmas). Realizada esta etapa, execute a música sem o cd e
conclua registrando a atividade com a pintura de relógios na folha com a letra
da canção (segue anexa). Espero que essa atividade ajude você em suas aulas e
que seus alunos aprendam bastante J
Prof.ª Natalia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós!